segunda-feira, 22 de março de 2010

Reflexão do Som

As ondas sonoras não sofrem polarização assim como qualquer outra onda.
Mas sofre outros fenômenos como, reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.
A reflexão do som ocorre da mesma forma que a reflexão da luz. Quando uma onda sonora encontra um obstáculo, ela bate e volta para o meio onde estava se propagando, originando dois processos: eco e reverberação.
* ECO: ocorre quando o som refletido retorna à fonte sem qualquer vestígio do som original (som emitido).
* REVERBERAÇÃO: ocorre quando o som refletido retorna à fonte com vestígios do som original, por isso podemos falar que é um reforço do som emitido.

A reflexão do som só pode ser percebida pelo ouvido humano a uma distância de 17m. O ouvido humano só pode assimilar dois sons no espaço de 0,1s. O som, que possui velocidade 340m/s, percorre 34m nesse tempo.

O sonar é um aparelho capaz de emitir ondas sonoras na água e captar seus ecos, permitindo assim, a localização de objetos sob a água.

Eco e o morcego
Os morcegos, assim como os golfinhos, possuem ecolocalização. Isto é, conseguem avaliar a distância até um objeto fundamentado no espaço de tempo que passa entre a emissão de uma onda sonora e o eco desta onda após chegar ao objeto.
Mais tarde, em outras postagens, explicaremos melhor alguns termos citados como ecolocalização, efeito Doppler, interferência, etc.
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário