Como já vimos em postagens anteriores, o som é um fenômeno causado pela vibração de moléculas de um lado para o outro, o que faz vibrar o grupo de moléculas seguintes, sucessivamente, e assim o som se propaga.
O nosso ouvido, como o dos outros mamíferos, é um objeto de recepção que converte as ondas sonoras em impulsos nervosos e transmite-os através das fibras nervosas ao cérebro, que os lê e interpreta. É um sistema extremamente complexo, o primeiro dos cinco sentidos que se desenvolve no feto e o que permite o primeiro contato com o mundo.
Morfologicamente falando, o ouvido consiste em 3 partes básicas, o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno:
Ouvido Externo:
É composto de duas partes, o pavilhão auditivo, também conhecido como orelha e o conduto auditivo externo. A principal função do pavilhão auditivo é coletar o som, agindo como um funil e direcionando o som para o conduto auditivo. Por sua vez, o conduto auditivo tem como função transmitir os sons captados pela orelha para o tímpano.

Ouvido Externo - Chegada do som ao tímpano
O ouvido médio é composto pelos famosos ossículos martelo, bigorna e estribo – que ligam o tímpano à orelha interna - e pela tuba auditiva. Quando a onda sonora move a membrana timpânica, esta move os ossículos, que transferem a energia para a orelha interna.

Ouvido médio
É composto pela cóclea e pelo aparato vestibular. Sua função é transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro.

Ouvido Humano
Referências:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/som/imagens/som10.jpg
http://www.ouvidobionico.org.br/images/MecAudicFig1.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=_9r2UTCvogE
http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ouvido/ouvido.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orelha#Fisiologia_do_ouvido_.28ou_orelha.29_humano
Nenhum comentário:
Postar um comentário