segunda-feira, 31 de maio de 2010

Efeitos da Radiação

Os efeitos da radiação em seres humanos são diversos e complexos, devido à dependência de fatores como, dose recebida, energia, tipo de radiação e tecido, órgãos atingidos. Tecidos como os do sistema linfático, hematopoiético e epitélio intestinal, são afetados intensamente quando irradiados, diferentemente dos musculares e neuronais, que possuem baixa sensibilidade. A radiação ultravioleta (UV), atua além do nível atômico, também no molecular, um exemplo disso é quando se interage com a molécula de DNA, pela sua estrutura molecular e assim podem causar relevantes alterações nos seres vivos,como eritemas, bronzeamento, o que diminui a resposta imunológica, levando ao câncer de pele.

Raios como UVC (germicidas), possuem produtos que quando interagem com o DNA forma os dímeros de pirimidinas (especialmente timina), hidratos de bases pirimidínicas, ligações cruzadas entre bases pirimidínicas e aminoácidos, os mais prejudiciais aos seres vivos, são absorvidos pela camada de ozônio, diferentemente dos UVB e UVA, que atingem a superfície terrestre e possuem também conseqüências benéficas, como a síntese da provitamina D e a prevenção de distúrbios no metabolismo do cálcio e fósforo, o que acarreta na má formação óssea e na diminuição da defesa do organismo.

Referências:
ITO, H.; WATANABE, H.; BAGIAWATI, S.; MUHAMAD, L. J.; TAMURA, N. Distribution of microrganisms in specie and their descontamination by gamma irradiation. In: Symposium on Food Irradiation Processing, Washington, D. C., 1985. Proceedings. Vienna, I.A.E.A., 1985. p. 171.

Nenhum comentário:

Postar um comentário